1 de novembro de 2010

Muito além do chá para tratar a insônia

A insônia é dificuldade em dormir, o sono inadequado, ou ainda de baixa qualidade. Os causadores mais comuns dessa anomalia do sono são o estresse, a ansiedade, a depressão e fatores ambientais, como o barulho e a luminosidade. Além disso, hábitos inadequados como comer antes de dormir, inatividade física e irregularidade de horários também levam ao aparecimento da insônia, juntamente com o uso de alguns tipos de medicamentos (para pressão arterial, antidepressivos, antialérgicos, emagrecedores etc.) e outras substâncias (cafeína, álcool e nicotina).

Quem sofre desse mal já deve ter procurado se informar sobre como combatê-lo e a primeira indicação é, obviamente, restringir os motivos causadores. Assim, é importante observar o seguinte:
- Cortar as substâncias causadoras da insônia, bem como observar o efeito colateral de certos medicamentos utilizados junto com o seu médico. A cafeína está presente no café, nos chás escuros, nos refrigerantes de cola e chocolates. O consumo de bebidas alcoólicas e cigarros também influencia no sono.
- O exercício físico regular ajuda a manter o bom funcionamento do corpo e, entre vários outros benefícios que bem conhecemos, ajuda no relaxamento e, portanto, no combate à insônia. Entretanto, é importante saber que a prática destes exercícios à noite pode causar o efeito contrário, inibindo o sono.
- Procurar relaxar antes de dormir. Cada organismo tem uma resposta diferente, mas não custa tentar a ingestão, antes de dormir, de leite morno e de chás claros, como os de camomila, erva doce e erva-cidreira. Outras pessoas respondem bem a um banho morno, um bom livro ou relações íntimas antes de dormir.
Contudo, mesmo tendo uma alimentação saudável, praticando regularmente exercícios e seguindo o script anti-insônia chá-leite-banho-leitura... às vezes pode ser que nada disso pareça funcionar. Então é importante procurar mais a fundo a causa da sua falta de sono, uma vez que ela pode, cumulativamente, causar grandes males à sua saúde, incluindo mal funcionamento do sistema imunológico, doenças mentais e doenças crônicas tais como a hipertensão arterial e diabetes. Mesmo assim, antes de se entupir de remédios para tratar a insônia, seria interessante tentar medidas profiláticas, ou seja, para tratar a causa.
Fatores externos: O desconforto pode causar insônia.
- Vá dormir com sono. Ficar na cama acordado pode aumentar a sua ansiedade por dormir e sua irritação e, portanto, a própria insônia. Antes de ficar na cama esperando o sono chegar, faça alguma atividade relaxante e só vá dormir quando perceber que já está com bastante sono.
- Aconchego. É importante que o seu travesseiro seja da altura do pescoço e que seu colchão não seja nem muito duro, nem muito macio. Existem cobertores macios e edredons que são uma verdadeira terapia...
- Climatização. O desconforto térmico também atrapalha para uma boa noite de sono. Até quem costuma dormir bem pode perder o sono em uma noite muito quente ou muito fria. Para quem busca uma boa qualidade de sono, vale a pena investir em ventiladores e climatizadores de ar. Outro grande aliado é o umidificador de ar para quem sofre com a baixa umidade.
- Luminosidade. Por mais incrível que pareça, para algumas pessoas, uma luzinha a mais ou uma noite mais enluarada pode afetar a qualidade de sono. O interessante, nesse caso, é investir em cortinas para diminuir a claridade durante a noite.
- Barulho. Se sua vizinhança é barulhenta, vale a pena considerar uma mudança. Há a opção de protetores auriculares, mas talvez eles tragam outro incômodo que é, simplesmente, ter algo dentro dos ouvidos.
- Dividindo o ambiente. Às vezes você pode morar em uma vizinhança silenciosa, mas a causa da sua insônia dorme ao lado... Dividir o quarto ou a cama com alguém que ronca ou rola bastante antes de pegar no sono é uma causa comum de insônia. A dica é você ir para outro ambiente enquanto os dois pegam no sono. Vá com o seu travesseiro e uma cobertinha gostosa para o sofá da sala e, quando você estiver morrendo de sono, volte para o quarto. Garanto que funciona! Mas se você insistir em tentar dormir em uma situação estressante,  corre o risco de perder o sono de uma vez por todas.
Fatores internos: quando a insônia lhe acompanha para onde você for.
- Dia agitado. É comum as pessoas irem do caminho do trabalho para casa remoendo os acontecimentos estressantes do dia. Você faz um bem para si e para as pessoas à sua volta se quebrar esse ciclo vicioso. Quando você puser o pé para fora do ambiente de trabalho, se esforce para se distrair e ficar bem até chegar em casa. Faça uma coletânea de músicas que agradam, acalmam ou animam para por no seu music player. Pense em como vai receber as pessoas da sua família, ou o seu bicho de estimação, ou o seu vizinho. Ou, simplesmente, como vai relaxar e o que vai fazer de bom quando finalmente chegar ao seu lar-doce-lar. Chegando em casa de bom humor e deixando os assuntos de trabalho para o dia seguinte, fica mais fácil pegar no sono.
- Estresse. Esse é o vilão dos nossos tempos: em um mundo de pura correria e competição, fica difícil não ceder a ele. Cada um deve seguir o seu caminho para combatê-lo. Técnicas de relaxamento, terapia psicológica ou psiquiátrica, música, leitura, yoga, espiritualização. Há várias opções disponíveis para o gosto de cada um. Uma técnica comum é o controle da respiração, que pode ser aprendido até mesmo em uma aula de canto. Seja qual for a sua predisposição, fazer algo que goste e ter um hobby também ajuda a relaxar.
- Mágoa e Angústia. Por fim, esses dois estados psíquicos se referem um ao passado e outro ao futuro. A receita é procurar viver a vida se alimentando do presente. O perdão e a confiança são os antídotos para esses males, mas sua aquisição é fruto de muito esforço pessoal. De qualquer forma, pensar na própria saúde já ajuda e não querer alimentar sentimentos que contaminam o cérebro, podendo causar depressões e outros tipos de desdobramentos prejudiciais.

Autora: Érica Marina

Um comentário:

  1. Insônia? Pare já de sofrer! Convido vocês a conhecerem o site www.melatoninasuplementos.com nele é possível encontrar o suplemento mais moderno desenvolvido exclusivamente para combater este problema e melhorar a sua qualidade de vida. Acesse já e seja leve, seja mais feliz!!!

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