6 de fevereiro de 2011

O foco é a superação

“É sempre a mente que falha primeiro, não o corpo. O segredo é fazer sua
mente trabalhar para você, não contra você.” (Arnold Schwarzenegger)


Toda vez que temos um vício ou um defeito arraigado no nosso modo de ser, é fundamental que compreendamos de onde ele vem. Fazer essa análise é de vital importância, pois seria mais difícil lidar com um mal cuja origem é desconhecida. Mas uma vez descoberta a fonte, ela deve ser estancada. Esse primeiro passo de autoanálise para avaliação dos próprios pontos fracos deve ser seguido por um direcionamento rumo à melhora pessoal.

Não adianta ficarmos eternamente justificando nossos defeitos e nossos vícios. Descobrir a causa deles é apenas algo necessário para então superarmo-los. Para essa segunda etapa, o foco do jeito de pensar não deve ser mais o porque somos de determinado jeito, mas o porque devemos passar a ser de outra forma.

Se você quer emagrecer, não adianta dizer para si mesmo que adora comer: tem que focar no porque você quer se esforçar em cortar calorias. Caso você queira parar de fumar, não deve ficar imaginando que seu corpo sentirá falta da nicotina, mas deve, junto ao apoio de medicamentos que solucionem isso, pensar porque é melhor para você e as pessoas ao redor que você realmente pare. Se você quer controlar seu ciúme, você não deve pensar que os outros admiram seu (sua) companheiro (a) tanto quanto você, mas pensar na confiança que deve ter nele(a) e na complicação que esse sentimento traz ao seu relacionamento. Para deixar de ser explosivo, não deve pensar que os outros são incompetentes, incompreensivos ou o que quer que seja: deve pensar que apreender a se controlar fará bem a si próprio.

E assim por diante: façamos o possível e o necessário para, ativamente, melhorarmos o nosso jeito de ser e, em acréscimo, que nós não demos o suporte que o defeito ou vício necessita para continuar morando em nosso íntimo.


Autora: Érica Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget