24 de abril de 2011

Renovação interior na Páscoa

Feriados são sempre uma boa oportunidade de descanso e refazimento. Mesmo que o descanso for mental: um tempo para descansar a mente, mesmo cansando o corpo. Também são uma boa oportunidade de colocar alguma coisa em dia, fazer uma limpa nos armários e também no interior de si mesmo. A Páscoa, em especial, por simbolicamente representar um tempo de renovação, nos convida a repensarmos nossas atitudes mentais e físicas. Um bom feriado para renovar os pensamentos, repensar escolhas, jogar as tranqueiras que vamos juntando dentro do nosso próprio lar e dentro do nosso próprio espírito.
Como é agradável abrirmos as portas e gavetas de nossos armários e termos a disposição de abrirmos mão do que não nos serve mais. Para algumas pessoas isso pode ser muito difícil, já que é preciso ter desprendimento das coisas materiais. Mas o que não nos serve, não nos servirá. Repassemos adiante o que puder ser útil a outros e tornemos ao lixo o que for lixo. Deixemos assim a poeira assentar em outros cantos que não o nosso lar. Que possamos renovar as energias.
Aos Cristãos, a data é mais uma oportunidade de renovar a fé n’Aquele que nos inspira a seguir o caminho reto. Busquemos novamente a crença que nos pede para olhar o mundo com olhos de criança: sem medo de viver, confiante em que tudo dará certo. Que sejamos mais uma vez convencidos de que, fazendo nossa parte, conseguiremos um final feliz. Tenhamos mais uma vez a confiança de que o pouco que fizermos fará diferença para alguém.

Da mesma forma que estamos certos de um gesto de mal-humorado pode ser um pontapé para uma cadeia de mal humor, já que cada um tende a “descontar” no próximo e indelicadeza recebida, façamos também o contrário. Estejamos receptivos a repassar a gentileza e o bom grado com que nos tratam. Lembremos de cultivar, portanto, os bons sentimentos que queremos receber. Pois, na verdade, o que os outros provocam em nós são sentimentos que já temos interiormente.


Autora: Érica Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget