26 de maio de 2011

Antes, olhe para si

Hipócritas, tirai primeiro a trave do vosso olho e depois, então, vede como podereis tirar o argueiro do olho do vosso irmão" (Jesus)

Os nossos olhos são voltados para fora e por isso estamos sempre a observar o que é externo. Mas a reflexão é interna, é neste ponto que deveríamos realmente nos reter. O tempo todo, durante a convivência, nós nos deparamos com atitudes, comportamentos e modos de ser que são diferentes dos que nós mesmos desenvolvemos. Mas sabem quais são os defeitos alheios que mais nos incomodam? São aqueles que temos.

Se reclamamos que o outro é teimoso, é porque insistimos em teimar com ele. Quando nos incomodamos com a arrogância de outra pessoa, é porque nos falta a humildade, pois se a tivéssemos, não nos incomodaríamos. Nos casos em que a impaciência alheia nos indigna, não estamos sabendo lidar pacientemente com a situação.
A vida é assim: estamos juntos desenvolvendo atividades de maneira socialmente organizada para podermos enxergar na ação dos outros o que nós mesmos deveríamos estar fazendo de melhor. E quando for para recriminar o próximo, que paremos, antes, para examinarmos a nós mesmos.

Autora: Érica Marina

Um comentário:

  1. Olá Érica!

    Acho que muitas vezes os defeitos dos outros não são aqueles que temos, ao menos não no mesmo grau.

    De certa maneira, estes defeitos são um pouco do nosso lado sombra, que não aceitamos e não queremos de forma alguma deixar vir à tona na gente.
    Quando olhamos para o outro e ele demonstra aquilo que não queremos para a gente, aquilo que julgamos ser errado, sentimos o medo de sermos iguais de alguma forma.

    Acho que é por isso que sentimos tanta raiva, é pelo outro demonstrar aquilo que temos medo de ser, e de certa forma, isto existir em nós guardado bem escondido embaixo do tapete.

    Concordo que devemos sempre olhar para nós mesmos em primeiro lugar. O autoconhecimento é o caminho. O outro pode ajudar, mas não deve ser o mapa da nossa viagem pessoal!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget